Caros , abaixo segue agenda do Pcult nacional recolhida na lista de discussão do partido .
Lá no finalzinho vocês verão que já temos repercussão da carta puxada pelo Mobiliza cultura endereçada a Presidente Dilma . A carta é fresquinha e já reverberou bastante , antes mesmo de ser publicada no O Globo on-line , tem mais de 2mil assinaturas entre pessoas entidades e pessoa física . Um pouco antes da nota sobre a repercussão da carta tem um informe sobre a próxima reunião que será aqui no Rio , tem data mais o local ainda ta sendo confirmado .
Leian , dêem sua contribuição . Ainda sobre o mobiliza cultura , segue o informe da rede : nosso foco não é o #ForaAna, e sim mudanças nas orientações políticas do MinC e transparência na gestão.(twite você também )
Agenda:
Assembléia com Ana de Hollanda na Alesp, dia 10.05
- Pré-reunião, dia 10, 11h, no café da Alesp.
- Importante participação massiva do movimento e articulação anterior para analisarmos estratégia.
- Articular com deputados estaduais de SP para pautar (em encaminhamento)
- MEGA SIM em Brasília – dia 12.05
A agenda PCult RJ para os próximos dias.
09/05 – Reunião PCult com Mandato da Jandira aqui no Rio, 16:00 (Rua Conde Lages 44, sala 505).
10/05 – Reunião da Frente Parlamentar Pela Democratização da Comunicação e da Cultura, 10:00, na Câmara dos Vereadores carioca.
11/05 – Reunião PCult com Paulo Messina (vereador, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores carioca), 11:30, no seu Gabinete na Câmara dos Vereadores.
Reunioa do forum do pontos de cultura 12 de maio , as 10h, no Minc-Capanema.
16/05 – Audiência Pública de lançamento da Frente Estadual Pela Democratização da Comunicação e da Cultura, na ALERJ (só precisamos confirmar o horário, mas parece que será 14:00).
17/05 – Reunião Nacional Mobiliza Cultura, de 10:00 às 18:00, no Rio de Janeiro, em local a ser definido.
Site do Mobiliza
- Privilegiar a Carta na capa e irmos construindo e compilando os conteúdos; continuar bombando na divulgação da Carta e do site: www.mobilizacultura.org
- Assinaturas até o momento: 2200.
Repercussão na mídia – Carta e ECAD:
- Estadão - Ministra na berlinda - http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,ministra-na-berlinda,714393,0.htm (replicado em diversos jornais e blogs do país)
- Blog do Nassif - Sociedade Civil, Plano Nacional de Cultura e MinC (texto do Allan Rocha) http://blogln.ning.com/profiles/blogs/sociedade-civil-plano-nacional
- O Globo - Defensores da reforma da Lei de Direitos Autorais enviam carta aberta a Dilma Rousseff - http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/05/03/defensores-da-reforma-da-lei-de-direitos-autorais-enviam-carta-aberta-dilma-rousseff-924373254.asp
- O Globo - Brasil entra em ranking dos países com piores leis de direitos autorais do mundo e especialista diz que prejuízos para população podem ser grandes - http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/05/03/brasil-entra-em-ranking-dos-paises-com-piores-leis-de-direitos-autorais-do-mundo-especialista-diz-que-prejuizos-para-populacao-podem-ser-grandes-924377957.asp#coment
- O Globo - Em trocas de e-mails, diretores de associações que compõem o Ecad tratam da relação próxima com a atual gestão do Ministério da Cultura - http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/05/02/em-trocas-de-mails-diretores-de-associacoes-que-compoem-ecad-tratam-da-relacao-proxima-com-atual-gestao-do-ministerio-da-cultura-924364751.asp
- O Globo - Ecad repassou quase R$ 130 mil para falsário por autoria de trilhas sonoras; entre os lesados estão Sérgio Ricardo e Caetano Veloso - http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/04/24/ecad-repassou-quase-130-mil-para-falsario-por-autoria-de-trilhas-sonoras-entre-os-lesados-estao-sergio-ricardo-caetano-veloso-924305645.asp
- Folha.com -Músicos e Ecad entram em guerra de informações- http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/910196-musicos-e-ecad-entram-em-guerra-de-informacoes.shtml
- Agência O Globo – Não é intervenção - http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/4/29/nao-e-intervencao
- O Tempo – Cresce tensão contra ministra - http://www.otempo.com.br/entretenimento/ultimas/?IdNoticia=170136,OTE
- Blog do Rovai - Em carta à presidenta Dilma, movimento social da cultura demonstra maturidade - http://www.revistaforum.com.br/blog/2011/04/27/em-carta-a-presidenta-dilma-movimento-social-da-cultura-demonstra-maturidade/
- Blog do Rovai - http://www.revistaforum.com.br/blog/2011/05/02/petistas-articulam-marta-porto-como-opcao-a-ana-de-holanda/
- Blog do Rovai - Congresso precisa instalar uma nova CPI do ECAD - http://www.revistaforum.com.br/blog/2011/05/03/congresso-precisa-instalar-uma-nova-cpi-do-ecad/
- Blog do Rovai - Petistas articulam Marta Porto como opção a Ana de Holanda - http://www.revistaforum.com.br/blog/2011/05/02/petistas-articulam-marta-porto-como-opcao-a-ana-de-holanda/
Documentos
- Fórum de Direitos Autorais de 2008 – Allan Rocha - http://www.gpcult.org/pdf/anais_sem_defesa_direito_autoral_gestao_coletiva_rio.pdf
- GPOPAI - ECAD pode ter mobilizado funcionários para fazer contribuições à LDA- http://www.gpopai.usp.br/boletim/article/ecad-pode-ter-mobilizado
quarta-feira, 4 de maio de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Próximas atividades do Pcult RJ(20/4)
Dia 20 de abril de 11
.Reunião preparatória de composição dos GTs da Frente Parlamentar Carioca, 15:00 no C. Teatro do Oprimido, (Rua Men de Sá, 31, lapa).
.Reunião periódica do PCult, tendo como pauta principal a relação do Movimento ECOSOL no RJ com o PCult RJ.
Será na sede do IBISS (AV. Marechal Câmara 350, sala 905, centro /castelo), de 17:00 às 20:00, do dia 20/04.
Obs: A reunião da Frente será dia 26/04, 10:00 no Auditório da Câmara dos Vereadores.
Vamos integrar movimentos.
Fonte : Frederico Cardoso
.Reunião preparatória de composição dos GTs da Frente Parlamentar Carioca, 15:00 no C. Teatro do Oprimido, (Rua Men de Sá, 31, lapa).
.Reunião periódica do PCult, tendo como pauta principal a relação do Movimento ECOSOL no RJ com o PCult RJ.
Será na sede do IBISS (AV. Marechal Câmara 350, sala 905, centro /castelo), de 17:00 às 20:00, do dia 20/04.
Obs: A reunião da Frente será dia 26/04, 10:00 no Auditório da Câmara dos Vereadores.
Vamos integrar movimentos.
Fonte : Frederico Cardoso
segunda-feira, 21 de março de 2011
Próxima reunião Pcult –RJ + Debate sobre a frente parlamentar pela democratização da comunicação e da cultura na MFL 2011.
Caros, nossa próxima reunião está marcada para o dia 29 de Março na sede do IBSS (AV. Marechal Câmara 350, sala 905, centro /castelo ), iniciaremos os trabalhos às 18 horas e fecharemos a casa por volta das 20 .
Na pauta proposta até o presente momento temos a criação do conselho municipal de cultura ,questões referentes a desoneração tributaria , uma analise dos dois últimos meses de atuação e elaboração das ações para os próximos meses .
Também chamo a tenção para a mesa de debate que será realizada amanhã (22 de Março ) na MFL (mostra do filme livre ) , ás 10h30 , da manha .
Debate : Frente Parlamentar pela democratização da comunicação e da cultura .
Sala de Cinema CCBB- RJ,AV Primeiro de Março nº66, Candelaria .
Mesa :
Muniz Sodré de Araújo Cabral (Professor titular da escola de comunicação da universidade federal do Rio de Janeiro).
Roseli Goffman(conselheira do conselho federal de psicologia e do fórum nacional pela democratização da comunicação )
Vereador Reimont (presidente da frente parlamentar pela democratização da cultura)
Frederico Cardoso (coordenador executivo do Cinemais Cultura e do partido da Cultura)
Mediação :
Berenice Mendes (Fórum nacional pela democratização da comunicação,Associação nacional das entidades de Artistas e técnicos em espetáculos de diversões , empraza brasileira de comunicação )
um forte abraço e nos vemos lá .
Sandino
Na pauta proposta até o presente momento temos a criação do conselho municipal de cultura ,questões referentes a desoneração tributaria , uma analise dos dois últimos meses de atuação e elaboração das ações para os próximos meses .
Também chamo a tenção para a mesa de debate que será realizada amanhã (22 de Março ) na MFL (mostra do filme livre ) , ás 10h30 , da manha .
Debate : Frente Parlamentar pela democratização da comunicação e da cultura .
Sala de Cinema CCBB- RJ,AV Primeiro de Março nº66, Candelaria .
Mesa :
Muniz Sodré de Araújo Cabral (Professor titular da escola de comunicação da universidade federal do Rio de Janeiro).
Roseli Goffman(conselheira do conselho federal de psicologia e do fórum nacional pela democratização da comunicação )
Vereador Reimont (presidente da frente parlamentar pela democratização da cultura)
Frederico Cardoso (coordenador executivo do Cinemais Cultura e do partido da Cultura)
Mediação :
Berenice Mendes (Fórum nacional pela democratização da comunicação,Associação nacional das entidades de Artistas e técnicos em espetáculos de diversões , empraza brasileira de comunicação )
um forte abraço e nos vemos lá .
Sandino
sábado, 5 de março de 2011
DECLARAÇÃO DE APOIO
Com relação à candidatura do Deputado Federal Alessandro Molon (PT-RJ) para integrante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, tendo em vista o diálogo aberto no tocante aos assuntos da cultura – ressaltada sua atuação como Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ e disposição para a consolidação e institucionalização de políticas públicas no campo da cultura no país – o Partido da Cultura, movimento social apartidário que atua suprapartidariamente em favor da Cultura, vem a público externar seu apoio à referida candidatura, tendo a certeza de que será o mais adequado para os avanços necessários desta Comissão na área cultural.
Prezado Deputado Paulo Teixeira,
Encaminhamos abaixo e em anexo o apoio do Partido da Cultura à indicação do também Deputado Federal Alessandro Molon (PT/RJ), para integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados Federais.
Partido da Cultura não é um slogan, mas o nome de batismo de uma união de pessoas físicas e jurídicas partidárias da cultura, como elemento essencial para a vida.
O Partido da Cultura não é um partido político com finalidade eleitoral.
O Partido da Cultura é mais um canal de comunicação entre a sociedade e os Poderes e trabalha com base no diálogo franco, de forma transparente, colaborando e sendo colaborado, sem se sobrepor a lutas e bandeiras já defendidas, dentro dos conceitos de sua Carta de Princípios.
O Partido da Cultura, por ter surgido de setores diversos e não se ater apenas a demandas particulares de cada setor, ainda que legítimas, funciona como uma instância livre de convergência de movimentos sociais, agentes, grupos, coletivos, dispostos a trabalhar pela institucionalização das políticas culturais no país.
O Partido da Cultura trabalha todas as pautas em lista nacional aberta a qualquer cidadão interessado e listas estaduais, a partir das movimentações locais.
O Partido da Cultura é um movimento social, suprapartidário e legítimo, que também se propõe a dialogar sobre a cultura com a sociedade em geral e não somente com os artistas, produtores de cultura, suas entidades representativas e com os Poderes, já que “A Cultura é a Mãe”.
Abaixo e em anexo, a Carta de Princípios, bem como as pautas, ações e instrumentos pensados até o momento.
Ou Colaboramos ou Evaporamos.
Certos de estarmos remando para o meso lado, nos despedimos deixando abraços,
Prezado Deputado Paulo Teixeira,
Encaminhamos abaixo e em anexo o apoio do Partido da Cultura à indicação do também Deputado Federal Alessandro Molon (PT/RJ), para integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados Federais.
Partido da Cultura não é um slogan, mas o nome de batismo de uma união de pessoas físicas e jurídicas partidárias da cultura, como elemento essencial para a vida.
O Partido da Cultura não é um partido político com finalidade eleitoral.
O Partido da Cultura é mais um canal de comunicação entre a sociedade e os Poderes e trabalha com base no diálogo franco, de forma transparente, colaborando e sendo colaborado, sem se sobrepor a lutas e bandeiras já defendidas, dentro dos conceitos de sua Carta de Princípios.
O Partido da Cultura, por ter surgido de setores diversos e não se ater apenas a demandas particulares de cada setor, ainda que legítimas, funciona como uma instância livre de convergência de movimentos sociais, agentes, grupos, coletivos, dispostos a trabalhar pela institucionalização das políticas culturais no país.
O Partido da Cultura trabalha todas as pautas em lista nacional aberta a qualquer cidadão interessado e listas estaduais, a partir das movimentações locais.
O Partido da Cultura é um movimento social, suprapartidário e legítimo, que também se propõe a dialogar sobre a cultura com a sociedade em geral e não somente com os artistas, produtores de cultura, suas entidades representativas e com os Poderes, já que “A Cultura é a Mãe”.
Abaixo e em anexo, a Carta de Princípios, bem como as pautas, ações e instrumentos pensados até o momento.
Ou Colaboramos ou Evaporamos.
Certos de estarmos remando para o meso lado, nos despedimos deixando abraços,
domingo, 6 de fevereiro de 2011
CARTA DE PRINCÍPIOS
CONSIDERANDO que a Cultura é um direito garantido pela Constituição Brasileira de 1988, com os Direitos Culturais expressos na Convenção da UNESCO sobre a Diversidade Cultural de 2005, ratificada pelo Brasil em 2007;
CONSIDERANDO que Cultura é cidadania, desenvolvimento humano essencial às transformações;
CONSIDERANDO que Cultura é desenvolvimento econômico com vocação para geração e distribuição de renda;
CONSIDERANDO que Cultura é simbólica pois possui grande capacidade de movimentar o real e o imaginário no cotidiano de cada um de nós;
CONSIDERANDO que Cultura é a Mãe;
Nós, cidadãos, exigimos uma política pública de Estado compatível com a herança histórica e cultural brasileira. Uma política embasada em números concretos e medidas consequentes.
Uma política que reflita o cumprimento da responsabilidade constitucional do Estado de garantir o financiamento direto à cultura – da produção ao acesso – e através de recursos próprios de seu orçamento.
E queremos, sociedade civil organizada, participar ativamente dessa mudança.
Todo o setor cultural e criativo – não somente uma pequena parte e nunca por ligações partidárias e pessoais – que representa mais de 5% do PIB brasileiro precisa receber tratamento condizente com a importância de seu papel.
Por isso, as diversas categorias profissionais e os segmentos que atuam no
setor cultural e criativo, em conjunto com diversos outros setores da sociedade brasileira, vêm a público firmar as seguintes reivindicações:
1. Que se ampliem os recursos destinados à ação direta das pastas da Cultura para no mínimo 2%, 1,5% e 1% (União, estados e municípios, respectivamente), conforme a PEC 150/2003, já aprovada na Comissão Especial de Tramitação do Congresso Nacional;
2. Que se invista num Censo Cultural dando conta da diversidade existente nos nossos estados, que sirva como um instrumento orientador das políticas públicas de Cultura no Brasil;
3. Que haja o pleno reconhecimento da totalidade das recomendações da Convenção da UNESCO (2001) Sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da qual o Brasil é signatário;
4. Que os conselhos estaduais e municipais de cultura sejam definidos clara e democraticamente e sejam compostos no mínimo de forma paritária entre indicados dos poderes públicos e da sociedade civil, respeitando seus diversos setores.
5. Que haja investimento em diálogo e articulação junto às administrações municipais, estaduais e federal, visando criação da pasta da cultura em cada um dos municípios, bem como dos conselhos municipais de cultura, com representação paritária e funções deliberativa, consultiva e propositiva, conforme as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura (SNC);
6. Que as pastas de cultura sejam adequadas à realidade atual, visando fortalecimento institucional, orçamentário e técnico, sua atualização conceitual e programática, considerando a missão de formular, executar e avaliar as políticas públicas de cultura, criando inclusive diretorias representativas dos setores artísticos e culturais organizados, mantendo agenda de reuniões periódicas com tais setores e tratando a cultura como eixo de desenvolvimento estratégico;
7. Que as pastas de cultura atuem de forma integrada com as demais pastas e órgãos governamentais, com o objetivo de desenvolver programas transversais envolvendo áreas importantes – a exemplo da Educação, da Ciência e Tecnologia, do Trabalho, Comunicação e Turismo – e que tenham dotação orçamentária originária também nessas secretarias;
8. Que as pastas de cultura apóiem, invistam e fortaleçam as manifestações
da cultura popular, do folclore e o patrimônio histórico e artístico – material e imaterial – em diálogo com os setores de cada área;
9. Que os governos municipais, estaduais e federal garantam dotação orçamentária para manter e aperfeiçoar o funcionamento pleno dos órgãos da administração direta, autarquias e fundações a eles ligados;
10. Que se garanta, através da criação e ampliação de editais públicos, maior democratização no acesso aos recursos diretos;
11. Que se garanta transparência na liberação e destinação dos recursos de incentivo fiscal destinados à Cultura pelas empresas estatais e de capital misto;
12. Que sejam criadas ou remodeladas as leis estaduais e municipais de incentivo à cultura, bem como seja investido esforços para o avanço da proposta de mudança dos mecanismos federais de incentivo e investimento direto, a partir de critérios estabelecidos democraticamente no âmbito dos renovados e remodelados conselhos de cultura;
13. Que sejam criados ou ampliados os fundos estaduais e municipais de cultura, a exemplo do proposto pelo MinC, com mecanismos transparentes, democráticos, mas mais desburocratizados e práticos, de forma que permitam equilíbrio na sua distribuição, sempre via editais públicos;
14. Que todos os poderes trabalhem para que o Brasil ratifique a Recomendação Acerca do Status do Artista, instrumento internacional promulgado pela UNESCO em 1978, do qual o Brasil é signatário, que concita os governos a criarem melhores condições de trabalho para os artistas, buscando através de um diálogo constante soluções que atendam tanto aos pleitos da classe artística quanto às prerrogativas do pleno interesse público.
AÇÕES NO ÂMBITO NACIONAL
PAUTA PRIORITÁRIA EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO OU SENADO:
+PROCULTURA
PL 6722/2010- autoria do Executivo.
+PNC
PL 6835/2006, na Câmara e PLC 56/2010 no Senado - PNC, do Dep. Gilmar Machado PT /MG e outros.
+VALE CULTURA
PL 5798/2009, na Câmara e PLC 221/2009, no Senado- autoria Poder Executivo.
+SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
PEC 416/2005- Dep. Paulo Pimenta e outros.
+CULTURA COMO DIREITO SOCIAL
PEC 49/2007 de autoria do Dep. Iran Barbosa.
+DESTINAÇÃO DE RECURSOS À CULTURA
PEC 324/2001 no qual a PEC 150/2003 está anexada, de autoria do Dep. Paulo Rocha, Gilmar Machado, Zezéu Ribeiro, Fátima Bezerra e outros.
+3% PARA A CULTURA
PEC 458/2010- de autoria do Dr. Ubiali - PSB /SP.
+PEC DA MÚSICA
PEC 98/2007- autoria do Dep. Otavio Leite.
+PRÉ SAL
PL 5940/2009 Na Câmara e PLC 07/2010 no Senado Federal - Cria o Fundo Social (Pré Sal) - FS, e dá outras providências.
+TV POR ASSINATURA
PL 29/2007- NOVA LEI DA TV POR ASSINATURA- Dispõe sobre a organização e exploração das atividades de comunicação social eletrônica e dá outras providências.
PAUTA PRIORITÁRIA A SER CONSTRUÍDA:
+ LEI DE DIREITO AUTORAL
Reenvio do Projeto de Lei elaborado após largo período de consulta pública e inúmeros fóruns.
+ PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA
Implementação, de acordo com o anunciado pelo Governo Federal.
+PONTOS DE CULTURA
Um por município na fase um e em todas as escolas públicas na fase 2.
+CINECLUBES
Um por município na fase um e em todas as escolas públicas na fase 2.
+BIBLIOTECAS
Ampliação do número de bibliotecas em todo o Brasil e manutenção e modernização das existentes.
+EQUIPAMENTOS CULTURAIS PÚBLICOS
Instalação de equipamentos culturais de uso múltiplo em todos os municípios do Brasil.
+POLOS DE IRRADIAÇÃO E CONVERGÊNCIA
Instalação de núcleos de produção, difusão, exibição, exposição, apresentação, formação e memória cultural em todos os estados do Brasil e células nas microrregiões dentro dos estados.
+PONTOS DE CULTURA DIGITAL
Um Pontão por estado e um pontinho por microrregião dentro dos estados.
+PONTOS DE MÍDIA LIVRE
Um Pontão por estado e um pontinho por microrregião dentro dos estados.
+ARTE, CULTURA, ENSINO, MEIO AMBIENTE E INTEGRAÇÃO SOCIAL
- Inclusão das diversas expressões artísticas e culturais, bem como produção e gestão de políticas culturais, na área de educação patrimonial e no incentivo ao livro e à leitura nas escolas.
- Defender projeto de lei que inclua nas Escolas Técnicas Federais e no Ensino Profissionalizante a qualificação da formação em arte e cultura (formação cineclubista, formação em gestão cultural e políticas culturais, formação técnica específica nas demais áreas de produção).
- Banda Larga Pública Gratuita em todo o Brasil e buscar a inclusão das cidades brasileiras no Plano Nacional de Banda Larga.
- Expansão do software livre e estímulo ao seu desenvolvimento.
- Adoção de softwares livres nas estruturas públicas - utilizar preferencialmente o formato ODF (Open Document Format) para os documentos que serão disponibilizados à sociedade.
- Mecanismos de parceria entre as lan houses, escolas e o Poder Público, entendendo as lan houses como pontos difusores e aglutinadores de cultura e conteúdo de formação.
- Incentivar o uso das mídias livres.
- Renovação dos laboratórios de informática nas escolas públicas com utilização de software livre educacional e internet banda larga, tornando-os abertos ao uso da comunidade em geral.
- Capacitação de educadores para incentivar seus alunos no uso do software livre, da arte e da cultura.
- Apoiar e lutar pela implementação das leis n° 10.639 e 11.645 – respectivamente, obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na escola e sua ampliação e divulgação e obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena na escola e sua ampliação e divulgação.
+DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA
Impostos, tributos, taxas, tarifas, a exemplo de outros setores produtivos.
+EMENDAS PARLAMENTARES
Com objetivo de mapear e diagnosticar a realidade da política cultural; implantar ações e programas voltados para formação; investir em equipamentos culturais e infra-estrutura a partir do mapeamento real
CONSIDERANDO que Cultura é cidadania, desenvolvimento humano essencial às transformações;
CONSIDERANDO que Cultura é desenvolvimento econômico com vocação para geração e distribuição de renda;
CONSIDERANDO que Cultura é simbólica pois possui grande capacidade de movimentar o real e o imaginário no cotidiano de cada um de nós;
CONSIDERANDO que Cultura é a Mãe;
Nós, cidadãos, exigimos uma política pública de Estado compatível com a herança histórica e cultural brasileira. Uma política embasada em números concretos e medidas consequentes.
Uma política que reflita o cumprimento da responsabilidade constitucional do Estado de garantir o financiamento direto à cultura – da produção ao acesso – e através de recursos próprios de seu orçamento.
E queremos, sociedade civil organizada, participar ativamente dessa mudança.
Todo o setor cultural e criativo – não somente uma pequena parte e nunca por ligações partidárias e pessoais – que representa mais de 5% do PIB brasileiro precisa receber tratamento condizente com a importância de seu papel.
Por isso, as diversas categorias profissionais e os segmentos que atuam no
setor cultural e criativo, em conjunto com diversos outros setores da sociedade brasileira, vêm a público firmar as seguintes reivindicações:
1. Que se ampliem os recursos destinados à ação direta das pastas da Cultura para no mínimo 2%, 1,5% e 1% (União, estados e municípios, respectivamente), conforme a PEC 150/2003, já aprovada na Comissão Especial de Tramitação do Congresso Nacional;
2. Que se invista num Censo Cultural dando conta da diversidade existente nos nossos estados, que sirva como um instrumento orientador das políticas públicas de Cultura no Brasil;
3. Que haja o pleno reconhecimento da totalidade das recomendações da Convenção da UNESCO (2001) Sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da qual o Brasil é signatário;
4. Que os conselhos estaduais e municipais de cultura sejam definidos clara e democraticamente e sejam compostos no mínimo de forma paritária entre indicados dos poderes públicos e da sociedade civil, respeitando seus diversos setores.
5. Que haja investimento em diálogo e articulação junto às administrações municipais, estaduais e federal, visando criação da pasta da cultura em cada um dos municípios, bem como dos conselhos municipais de cultura, com representação paritária e funções deliberativa, consultiva e propositiva, conforme as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura (SNC);
6. Que as pastas de cultura sejam adequadas à realidade atual, visando fortalecimento institucional, orçamentário e técnico, sua atualização conceitual e programática, considerando a missão de formular, executar e avaliar as políticas públicas de cultura, criando inclusive diretorias representativas dos setores artísticos e culturais organizados, mantendo agenda de reuniões periódicas com tais setores e tratando a cultura como eixo de desenvolvimento estratégico;
7. Que as pastas de cultura atuem de forma integrada com as demais pastas e órgãos governamentais, com o objetivo de desenvolver programas transversais envolvendo áreas importantes – a exemplo da Educação, da Ciência e Tecnologia, do Trabalho, Comunicação e Turismo – e que tenham dotação orçamentária originária também nessas secretarias;
8. Que as pastas de cultura apóiem, invistam e fortaleçam as manifestações
da cultura popular, do folclore e o patrimônio histórico e artístico – material e imaterial – em diálogo com os setores de cada área;
9. Que os governos municipais, estaduais e federal garantam dotação orçamentária para manter e aperfeiçoar o funcionamento pleno dos órgãos da administração direta, autarquias e fundações a eles ligados;
10. Que se garanta, através da criação e ampliação de editais públicos, maior democratização no acesso aos recursos diretos;
11. Que se garanta transparência na liberação e destinação dos recursos de incentivo fiscal destinados à Cultura pelas empresas estatais e de capital misto;
12. Que sejam criadas ou remodeladas as leis estaduais e municipais de incentivo à cultura, bem como seja investido esforços para o avanço da proposta de mudança dos mecanismos federais de incentivo e investimento direto, a partir de critérios estabelecidos democraticamente no âmbito dos renovados e remodelados conselhos de cultura;
13. Que sejam criados ou ampliados os fundos estaduais e municipais de cultura, a exemplo do proposto pelo MinC, com mecanismos transparentes, democráticos, mas mais desburocratizados e práticos, de forma que permitam equilíbrio na sua distribuição, sempre via editais públicos;
14. Que todos os poderes trabalhem para que o Brasil ratifique a Recomendação Acerca do Status do Artista, instrumento internacional promulgado pela UNESCO em 1978, do qual o Brasil é signatário, que concita os governos a criarem melhores condições de trabalho para os artistas, buscando através de um diálogo constante soluções que atendam tanto aos pleitos da classe artística quanto às prerrogativas do pleno interesse público.
AÇÕES NO ÂMBITO NACIONAL
PAUTA PRIORITÁRIA EM TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO OU SENADO:
+PROCULTURA
PL 6722/2010- autoria do Executivo.
+PNC
PL 6835/2006, na Câmara e PLC 56/2010 no Senado - PNC, do Dep. Gilmar Machado PT /MG e outros.
+VALE CULTURA
PL 5798/2009, na Câmara e PLC 221/2009, no Senado- autoria Poder Executivo.
+SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
PEC 416/2005- Dep. Paulo Pimenta e outros.
+CULTURA COMO DIREITO SOCIAL
PEC 49/2007 de autoria do Dep. Iran Barbosa.
+DESTINAÇÃO DE RECURSOS À CULTURA
PEC 324/2001 no qual a PEC 150/2003 está anexada, de autoria do Dep. Paulo Rocha, Gilmar Machado, Zezéu Ribeiro, Fátima Bezerra e outros.
+3% PARA A CULTURA
PEC 458/2010- de autoria do Dr. Ubiali - PSB /SP.
+PEC DA MÚSICA
PEC 98/2007- autoria do Dep. Otavio Leite.
+PRÉ SAL
PL 5940/2009 Na Câmara e PLC 07/2010 no Senado Federal - Cria o Fundo Social (Pré Sal) - FS, e dá outras providências.
+TV POR ASSINATURA
PL 29/2007- NOVA LEI DA TV POR ASSINATURA- Dispõe sobre a organização e exploração das atividades de comunicação social eletrônica e dá outras providências.
PAUTA PRIORITÁRIA A SER CONSTRUÍDA:
+ LEI DE DIREITO AUTORAL
Reenvio do Projeto de Lei elaborado após largo período de consulta pública e inúmeros fóruns.
+ PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA
Implementação, de acordo com o anunciado pelo Governo Federal.
+PONTOS DE CULTURA
Um por município na fase um e em todas as escolas públicas na fase 2.
+CINECLUBES
Um por município na fase um e em todas as escolas públicas na fase 2.
+BIBLIOTECAS
Ampliação do número de bibliotecas em todo o Brasil e manutenção e modernização das existentes.
+EQUIPAMENTOS CULTURAIS PÚBLICOS
Instalação de equipamentos culturais de uso múltiplo em todos os municípios do Brasil.
+POLOS DE IRRADIAÇÃO E CONVERGÊNCIA
Instalação de núcleos de produção, difusão, exibição, exposição, apresentação, formação e memória cultural em todos os estados do Brasil e células nas microrregiões dentro dos estados.
+PONTOS DE CULTURA DIGITAL
Um Pontão por estado e um pontinho por microrregião dentro dos estados.
+PONTOS DE MÍDIA LIVRE
Um Pontão por estado e um pontinho por microrregião dentro dos estados.
+ARTE, CULTURA, ENSINO, MEIO AMBIENTE E INTEGRAÇÃO SOCIAL
- Inclusão das diversas expressões artísticas e culturais, bem como produção e gestão de políticas culturais, na área de educação patrimonial e no incentivo ao livro e à leitura nas escolas.
- Defender projeto de lei que inclua nas Escolas Técnicas Federais e no Ensino Profissionalizante a qualificação da formação em arte e cultura (formação cineclubista, formação em gestão cultural e políticas culturais, formação técnica específica nas demais áreas de produção).
- Banda Larga Pública Gratuita em todo o Brasil e buscar a inclusão das cidades brasileiras no Plano Nacional de Banda Larga.
- Expansão do software livre e estímulo ao seu desenvolvimento.
- Adoção de softwares livres nas estruturas públicas - utilizar preferencialmente o formato ODF (Open Document Format) para os documentos que serão disponibilizados à sociedade.
- Mecanismos de parceria entre as lan houses, escolas e o Poder Público, entendendo as lan houses como pontos difusores e aglutinadores de cultura e conteúdo de formação.
- Incentivar o uso das mídias livres.
- Renovação dos laboratórios de informática nas escolas públicas com utilização de software livre educacional e internet banda larga, tornando-os abertos ao uso da comunidade em geral.
- Capacitação de educadores para incentivar seus alunos no uso do software livre, da arte e da cultura.
- Apoiar e lutar pela implementação das leis n° 10.639 e 11.645 – respectivamente, obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na escola e sua ampliação e divulgação e obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena na escola e sua ampliação e divulgação.
+DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA
Impostos, tributos, taxas, tarifas, a exemplo de outros setores produtivos.
+EMENDAS PARLAMENTARES
Com objetivo de mapear e diagnosticar a realidade da política cultural; implantar ações e programas voltados para formação; investir em equipamentos culturais e infra-estrutura a partir do mapeamento real
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
1.a Reunião oficial do Pcult no Senado Brasileiro

Nesta quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011, o Partido da Cultura se reuniu com o senador do PSOL Randolfe Rodrigues em seu gabinete em Brasília.
Randolfe é o mais jovem senador do país e disputou ontem a Presidência da Mesa com José Sarney, conseguindo o apoio de 10% da casa.
A reunião com o Pcult foi a 1.a agenda do mandato do senador que se prontificou a construir junto ao movimento o fortalecimento da pauta no Senado.
A Cultura como motor do desenvolvimento sustentável de transformação social no país e sua transversalidade com outros ministérios foram as pautas da reunião.
O mandato mostrou-se aberto e será protagonista em relação às pautas da Cultura!
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Ata Reunião Pcult_AL
Data: 30 de Janeiro de 2011
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
- Pautas e encaminhamentos:
Iniciamos a reunião com a apresentação de todos os presentes. Em seguida, retomamos os temas que foram discutidos na Reunião Anterior e falamos um pouco sobre o Partido da Cultura e sua representação nacional. Em seguida conversamos sobre o comodismo dos agentes culturais da Maceió e da necessidade de articulação entre eles.
- Lei de Incentivo Fiscal e ocupação dos conselhos de políticas culturais:
Depois de um breve Relato sobre as nossas primeiras ações no sentido de compreender o real estado da lei de incentivo e conselhos, iniciamos uma conversa sobre outros possíveis apoiadores do movimento, articular melhor a relação com outros grupos atuantes no campo cultural, como por exemplo a COMUSA (Cooperativa de Música de Alagoas) e os movimentos que já estão se mobilizando para tal e que precisamos trazer para discutir junto, como por exemplo: Quintal Cultural, A corte de Ayrá, CEPA Quilombo, Abaçá de Angola, Centro cultural Zona Sul. ( eles tem se encontrado todas as terças-feiras no CENART, a partir das 9:30h, discussões sobre a re-formulação da minuta que já havia feito pela Secult)
Carlos ficou responsável por fazer essa ponte.
contatos: denisangola@gmail.com – Denivan Costa de Lima
- Lei municipal como foco:
Pensamos que nesse primeiro momento é necessário focarmos nossas ações de mobilização. Como já existe uma lei de incentivo fiscal em Maceió, decidimos ocupar prioritariamente o conselho municipal e discutir com todos os grupos e entidades locais sobre a re-ativação do conselho e da lei de incentivo.
Planejamos então fazer uma reunião unicamente com essa pauta. Nesse sentido, faríamos convites mais pessoais aos grupos já citados, e a um representante da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, sendo esse último contato decisivo na escoha da data desse reunião, que deverá ocorrer entre 15 e 19 de Fevereiro. Luiz e Nando irão na segunda ou terça na Fundação para fazer esse contato.
- Comunicação do PCult:
Uma demanda que nos pareceu clara nesse primeiro momento de estruturação foi a de termos um planejamento maior sobre como faremos a comunicação do PCult-AL, ou seja, como faremos a divulgação das nossas reuniões e ações, como será o contato com jornais e o nosso posicionamento nas redes sociais (Facebook e Twitter). Para fazer esse planejamento fizemos um grupo de trabalho responsável: Diogo e Railton puxarão essa discussão.
- Mapeamento de Equipamentos Culturais:
Planejando buscar soluções para o problema já diagnosticado ( ausência de espaços para apresentação/espetáculo em Maceió) criamos um grupo de trabalho para fazer o mapeamento dos equipamentos culturais de Maceió e fazerem um diagnóstico deles através de uma pesquisa onde teremos, entre outras coisas: tipo de eventos que o local apresenta, quais os maiores problemas que enfrentam, condições físicas e etc. Nesse sentido teremos um panorama claro de como estão esses espaços e quais as possibilidades de ocupação e parcerias que poderemos realizar.
No Grupo de trabalho ficaram: Nando, Luiz, Victor e Carlos.
- Reunião em Arapiraca:
Falamos sobre a necessidade de interiorização (e descentralização) das nossas movimentações e sobre o interesse de alguns agentes de Arapiraca para fazermos uma reuniõa do PCult por lá. Nando vai fazer a ponte com essas pessoas e dar um retorno na lista de emails.
Próxima Reunião: definir (no período entre 15 e 19 de Fevereiro)
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
- Pautas e encaminhamentos:
Iniciamos a reunião com a apresentação de todos os presentes. Em seguida, retomamos os temas que foram discutidos na Reunião Anterior e falamos um pouco sobre o Partido da Cultura e sua representação nacional. Em seguida conversamos sobre o comodismo dos agentes culturais da Maceió e da necessidade de articulação entre eles.
- Lei de Incentivo Fiscal e ocupação dos conselhos de políticas culturais:
Depois de um breve Relato sobre as nossas primeiras ações no sentido de compreender o real estado da lei de incentivo e conselhos, iniciamos uma conversa sobre outros possíveis apoiadores do movimento, articular melhor a relação com outros grupos atuantes no campo cultural, como por exemplo a COMUSA (Cooperativa de Música de Alagoas) e os movimentos que já estão se mobilizando para tal e que precisamos trazer para discutir junto, como por exemplo: Quintal Cultural, A corte de Ayrá, CEPA Quilombo, Abaçá de Angola, Centro cultural Zona Sul. ( eles tem se encontrado todas as terças-feiras no CENART, a partir das 9:30h, discussões sobre a re-formulação da minuta que já havia feito pela Secult)
Carlos ficou responsável por fazer essa ponte.
contatos: denisangola@gmail.com – Denivan Costa de Lima
- Lei municipal como foco:
Pensamos que nesse primeiro momento é necessário focarmos nossas ações de mobilização. Como já existe uma lei de incentivo fiscal em Maceió, decidimos ocupar prioritariamente o conselho municipal e discutir com todos os grupos e entidades locais sobre a re-ativação do conselho e da lei de incentivo.
Planejamos então fazer uma reunião unicamente com essa pauta. Nesse sentido, faríamos convites mais pessoais aos grupos já citados, e a um representante da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, sendo esse último contato decisivo na escoha da data desse reunião, que deverá ocorrer entre 15 e 19 de Fevereiro. Luiz e Nando irão na segunda ou terça na Fundação para fazer esse contato.
- Comunicação do PCult:
Uma demanda que nos pareceu clara nesse primeiro momento de estruturação foi a de termos um planejamento maior sobre como faremos a comunicação do PCult-AL, ou seja, como faremos a divulgação das nossas reuniões e ações, como será o contato com jornais e o nosso posicionamento nas redes sociais (Facebook e Twitter). Para fazer esse planejamento fizemos um grupo de trabalho responsável: Diogo e Railton puxarão essa discussão.
- Mapeamento de Equipamentos Culturais:
Planejando buscar soluções para o problema já diagnosticado ( ausência de espaços para apresentação/espetáculo em Maceió) criamos um grupo de trabalho para fazer o mapeamento dos equipamentos culturais de Maceió e fazerem um diagnóstico deles através de uma pesquisa onde teremos, entre outras coisas: tipo de eventos que o local apresenta, quais os maiores problemas que enfrentam, condições físicas e etc. Nesse sentido teremos um panorama claro de como estão esses espaços e quais as possibilidades de ocupação e parcerias que poderemos realizar.
No Grupo de trabalho ficaram: Nando, Luiz, Victor e Carlos.
- Reunião em Arapiraca:
Falamos sobre a necessidade de interiorização (e descentralização) das nossas movimentações e sobre o interesse de alguns agentes de Arapiraca para fazermos uma reuniõa do PCult por lá. Nando vai fazer a ponte com essas pessoas e dar um retorno na lista de emails.
Próxima Reunião: definir (no período entre 15 e 19 de Fevereiro)
Assinar:
Postagens (Atom)