terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ata Reunião Pcult_AL

Data: 30 de Janeiro de 2011
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

- Pautas e encaminhamentos:

Iniciamos a reunião com a apresentação de todos os presentes. Em seguida, retomamos os temas que foram discutidos na Reunião Anterior e falamos um pouco sobre o Partido da Cultura e sua representação nacional. Em seguida conversamos sobre o comodismo dos agentes culturais da Maceió e da necessidade de articulação entre eles.

- Lei de Incentivo Fiscal e ocupação dos conselhos de políticas culturais:

Depois de um breve Relato sobre as nossas primeiras ações no sentido de compreender o real estado da lei de incentivo e conselhos, iniciamos uma conversa sobre outros possíveis apoiadores do movimento, articular melhor a relação com outros grupos atuantes no campo cultural, como por exemplo a COMUSA (Cooperativa de Música de Alagoas) e os movimentos que já estão se mobilizando para tal e que precisamos trazer para discutir junto, como por exemplo: Quintal Cultural, A corte de Ayrá, CEPA Quilombo, Abaçá de Angola, Centro cultural Zona Sul. ( eles tem se encontrado todas as terças-feiras no CENART, a partir das 9:30h, discussões sobre a re-formulação da minuta que já havia feito pela Secult)
Carlos ficou responsável por fazer essa ponte.
contatos: denisangola@gmail.com – Denivan Costa de Lima

- Lei municipal como foco:

Pensamos que nesse primeiro momento é necessário focarmos nossas ações de mobilização. Como já existe uma lei de incentivo fiscal em Maceió, decidimos ocupar prioritariamente o conselho municipal e discutir com todos os grupos e entidades locais sobre a re-ativação do conselho e da lei de incentivo.

Planejamos então fazer uma reunião unicamente com essa pauta. Nesse sentido, faríamos convites mais pessoais aos grupos já citados, e a um representante da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, sendo esse último contato decisivo na escoha da data desse reunião, que deverá ocorrer entre 15 e 19 de Fevereiro. Luiz e Nando irão na segunda ou terça na Fundação para fazer esse contato.

- Comunicação do PCult:

Uma demanda que nos pareceu clara nesse primeiro momento de estruturação foi a de termos um planejamento maior sobre como faremos a comunicação do PCult-AL, ou seja, como faremos a divulgação das nossas reuniões e ações, como será o contato com jornais e o nosso posicionamento nas redes sociais (Facebook e Twitter). Para fazer esse planejamento fizemos um grupo de trabalho responsável: Diogo e Railton puxarão essa discussão.

- Mapeamento de Equipamentos Culturais:

Planejando buscar soluções para o problema já diagnosticado ( ausência de espaços para apresentação/espetáculo em Maceió) criamos um grupo de trabalho para fazer o mapeamento dos equipamentos culturais de Maceió e fazerem um diagnóstico deles através de uma pesquisa onde teremos, entre outras coisas: tipo de eventos que o local apresenta, quais os maiores problemas que enfrentam, condições físicas e etc. Nesse sentido teremos um panorama claro de como estão esses espaços e quais as possibilidades de ocupação e parcerias que poderemos realizar.
No Grupo de trabalho ficaram: Nando, Luiz, Victor e Carlos.

- Reunião em Arapiraca:

Falamos sobre a necessidade de interiorização (e descentralização) das nossas movimentações e sobre o interesse de alguns agentes de Arapiraca para fazermos uma reuniõa do PCult por lá. Nando vai fazer a ponte com essas pessoas e dar um retorno na lista de emails.


Próxima Reunião: definir (no período entre 15 e 19 de Fevereiro)

Um comentário:

Diego Schaun disse...

Olá pessoal! Gostei muito do blog. Textos realmentes concisos, requintados... Parabéns
Adoro ficar antenado em nossa cultura!

Sou Diego Schaun, poeta e músico baiano. www.diegoschaun.blogspot.com

Espero que gostes dos meus escritos...

Abraços, boa noite!